Reading time: 2 minutes
Por John Walton
Neste artigo, forneço algumas dicas de leitura em psicanálise.
1 – Jornadas de Psicanálise, da Práxis Lacaniana / Formação em escola
“Jornadas de Psicanálise” são uma publicação em três volumes lançados pela Práxis Lacaniana / Formação em Escola, nos anos de 2017 e 2021 pela editora Alternativa. Cada volume é um conjunto de escritos dos psicanalistas membros e participantes da escola, e também de convidados, produzidos a partir das intervenções nos eventos homônimos da escola entre os anos de 2004 e 2019.
O volume 1 se refere às VII Jornada da escola, ocorrida em outubro de 2004, e cujo tema foi “Passagem ao ato, repetição, sublimação e acting-out”; XI Jornada, de novembro de 2008, e cujo tema foi “A “carência” do pai na neurose, psicose e perversão”; XII Jornada, de setembro de 2009, cujo tema foi “O real na clínica psicanalítica”; XIII Jornada, de novembro de 2010, cujo tema foi “O tratamento da violência na psicanálise” e à XIV Jornada, de setembro de 2011, cujo tema foi “O sintoma na psicanálise”.
O volume 2 se refere às XV Jornada, ocorrida em setembro de 2012, e cujo tema foi “A prática psicanalítica. Significante e letra no inconsciente”; XVI Jornada, de setembro de 2013, cujo tema foi “Tempos de uma psicanálise. Instante de ver, tempo para compreender, momento de concluir; XVII Jornada, de novembro de 2014, sobre “As 5 grandes psicanálises freudianas”; XVII Jornada, de outubro de 2015, sobre “Inibições, sintomas e angústias da vida cotidiana” e à XIX Jornada, de outubro de 2016, sobre “Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. O que funda a psicanálise como práxis?”.
O volume 3 se refere às XX Jornada, de setembro de 2017, sobre “As diferentes éticas em relação ao universo da falta – psicanálise, ciência, arte, religião e filosofia”; XXI Jornada, de outubro de 2018, sobre “Verdade, saber, gozo e política”; XXII Jornada, de maio de 2019, sobre “Manifestações sintomáticas do mal-estar na atualidade e XXIII Jornada, de outubro de 2019, cujo tema foi “O projeto freudiano pelo avesso”.
Os artigos reunidos nos 3 volumes de Jornadas de Psicanálise são o registro do esforço dos psicanalistas e participantes das jornadas de cernir as passagens e os impasses da experiência da análise ou para a articulação do discurso do psicanalista.