John Walton

Tempo de leitura: 9 minutos

John Walton

                         Psicanalista e psicólogo

Membro da Práxis Lacaniana / Formação em Escola

Graduado em Psicologia e pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal Fluminense

Praticante da psicanálise no consultório e em instituições de saude

Psicanalista, Psicólogo e Professor John Walton

Bem vindos à minha página! Ela é um esforço de divulgação do meu trabalho e de transmissão da psicanálise.

Encontram-se aqui dados referentes à minha formação, prática, textos, palestras e publicações.

Conto com a sua leitura!

Sou graduado em Psicologia (2008) e pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental (2009) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fiz minha residência multiprofissional em Saúde Mental pelo Hospital Psiquiátrico do Jurujuba / Fundação Municipal de Saúde de Niterói-RJ (2010). Iniciei minha formação em psicanálise pela Práxis Lacaniana / Formação em Escola em 2011.

    Atuação Profissional

Atualmente, sou um dos coordenadores e ensinantes do Seminário Avançado de Leitura a Letra da Práxis Lacaniana / Formação em Escola. É também psicólogo em hospitais estadual e municipal no Estado do Rio de Janeiro

Atendo no consultório no Rio de Janeiro, RJ.

Tenho experiência na área clínica de Psicanálise e Psicologia, com ênfase em Psicanálise (Freud e Lacan), atuando principalmente nos seguintes temas: psicopatologia, clínica da psicose, reforma psiquiátrica e reabilitação psicossocial, reabilitação motora, psicanálise e instituição, clínica da neurose, clínica do envelhecimento, psicanálise e hospital.

Experiência na área clínica de Psicologia Hospitalar, com ênfase nos seguintes temas: emergências subjetivas, clínica das neuroses, clínica da infância.

E na área de Atenção Psicossocial, com ênfase nos seguintes temas: reabilitação psicossocial, direitos da infância, da adolescência, de adolescentes em liberdade assistida e de usuários de saúde mental.

 

    Publicações

Possui escritos publicados no livro “Jornadas de Psicanálise, volume 2”, e “Jornadas de Psicanálise”, volume 3″ da Práxis Lacaniana / Formação em Escola, pela Editora Alternativa.

 

Dados Biográficos

Graduei-me em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense em 2008. Pós graduei-me em Psicanálise e Saúde Mental em 2010. Minha ligação com a psicanálise começou no ano de 2002, quando comecei a ler Sigmund Freud durante a graduação. Iniciei minha análise em 2003 com uma psicanalista lacaniana da Práxis Lacaniana / Formação em Escola, da qual sou membro desde 2015.

Tenho vários escritos publicados nos livros Jornadas de Psicanálise, volumes 2 e 3.

Minha monografia de conclusão de curso foi o “Estudo sobre o discurso administrativo-burocrático do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba”, em que se manifesta um interesse pelos saberes da filosofia, da antropologia, da psicologia social e da psicanálise na minha formação.

Durante minha pós-graduação lato senso em Psicanálise e Saúde Mental, fiz um estágio multiprofissional em nível de residência entre 2008 e 2010 e adquiri uma experiência na Reforma Psiquiátrica e na rede de saúde mental do município de Niterói-RJ, coordenada por psicólogos, médicos e psicanalistas que, em sua maior parte, eram ligados ao Tempo Freudiano Associação Psicanalítica, do Rio de Janeiro.

Durante esse período, tive experiências de trabalho com usuários com  estruturas subjetivas da neurose com sintomas graves e da psicose, tanto na modalidade de atendimento individual, quanto em grupo, em vários dispositivos, tais como nas enfermarias de pacientes agudos e de longa permanência do e na emergência do Hospital Psiquiátrico do Jurujuba, nos Centros de Atendimento Psicossocial adulto e infantil e em um ambulatório de saúde mental. Fiz parte também de uma equipe de matriciamento do Programa Médico de Família. Foi um período que aprendi muito sobre psicopatologia e psicanálise lacaniana das psicoses e a trabalhar na perspectiva da clínica ampliada e pública de modo interdisciplinar

Entre 2011 e 2012, fui psicólogo de uma equipe psicossocial do Centro de Referência Especializado Assistência Social do município de Maricá-RJ. Trabalhei no atendimento e em visitas domiciliares a usuários e familiares que

estavam sob o risco ou que sofreram por violações de direitos humanos e fui o psicólogo de referência para usuários e familiares que haviam sido vítimas de violações de direitos da infância e adolescência, inclusive na área da saúde mental e para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Prestei também uma assessoria de assunto de saúde mental para a Secretaria de Assistência Social do município. Nesse período, aprofundei meus estudos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nos ano de 2012 trabalhei como crítico de cinema para o site Almanaque Virtual e cobri o Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

Durante os anos de 2014 e 2015, fui psicólogo de uma equipe interdisciplinar, composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. Essa equipe era de conclusão ou “porta de saída” de reabilitação motora da Associação Fluminense de Reabilitação, de Niterói. Nesse período, atendia principalmente na modalidade de interconsulta e em grupo. Os pacientes eram usuários de todas as faixas etárias e que possuíam, em sua maioria, estavam na estrutura neurótica com sequelas motoras e psíquicas de doenças neurológicas surgidas na infância ou muito frequentes na velhice. Muitos outros pacientes com quem trabalhei sofriam com doenças psicossomáticas.

Esse foi um período em que aprofundei meus estudos em práticas de grupos terapêuticos. Durante esse trabalho, procurei promover a psicoeducação dos pacientes e inserir a orientação psicanalítica nas práticas de grupo. Participei da Semana de Psicologia da instituição do ano de 2014.

Entre 2011 e 2015, trabalhei na emergência psiquiátrica de um pronto socorro do município de São Gonçalo – RJ. Durante esse período, participei da equipe interdisciplinar para o atendimento a usuários em emergência e crise subjetiva. E também assessorei a Coordenação de Saúde Mental em assunto referente à um assunto de desinstitucionalização.

Em 2017, fui transferido para um hospital geral, onde atendo paciente internados, seus familiares e amigos e venho apoiando os responsáveis técnicos e o coordenador de psicologia na construção do Protocolo Operacional Padrão e do Serviço de Psicologia coordenador na construção do serviço de Psicologia.

De 2018 a 2023, trabalhei no setor de Psicologia do Hospital Estadual Azevedo Lima, gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes, e referência para Niterói e para os municípios do leste fluminense. Minha prática ocorreu nas modalidades de atendimento individual, e em interconsulta, aos pacientes internados em diferentes especialidades médicas, e em seus diferentes setores.  Prestei suporte aos profissionais de saúde, sobretudo os de medicina, enfermagem e serviço social, de modo a se situarem nos conflitos da relação equipe – paciente, em prol do paciente em tratamento médico-hospitalar.

Logo no início, fui nomeado o psicólogo de referência para o bloco Maternidade, que inclui também os setores de admissão da maternidade, Centro Obstétrico e UTI Neonatal. Além dos atendimentos as pacientes puérperas, seus bebês, companheiros, maridos e familiares, elaborei mini palestras sobre assuntos sensíveis voltadas para as famílias (p. ex. nascimento, desenvolvimento neonatal, luto).  Fui um dos psicólogos que iniciou o grupo de mães e pais da UTI Neo. Até janeiro de 2020, adquiri uma valiosa experiência com os assuntos relacionados a maternidade, ao nascimento, à clínica do início da vida e suas incidências sobre a estrutura da neurose individual e coletiva.

Pouco depois da OMS decretar a Pandemia da COVID-19, no ano de 2020, fui o primeiro e principal incentivador, tanto no setor de Psicologia, quanto no hospital, do uso de tecnologia para visitas remotas aos pacientes internados nos setores para tratamento do Coronavírus. Até o momento, continua sendo um facilitador desse modo de visitação para pacientes em isolamento sanitário.

No final do meu percurso no HEAL, minha prática estava concentrada nos setores de internação e de emergência, onde vinha transmitindo aos colegas o sentido do Núcleo de Atendimento à Família, programa da Secretaria de Estado de Saúde implantado em 2021.

No último ano de residência, após ter concluído minha especialização, decidi tornar-me psicanalista. Para isso, intensifiquei meus estudos em psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan, enquanto avancei na minha própria análise.

Em 2009, comecei a estudar nos grupos de estudos da Práxis Lacaniana. Em 2011, comecei a receber analisantes no consultório em Niterói. No ano de 2015, tornei-me membro da escola. Nos anos de 2017 e 2018, concluí o Curso de Formação Básica em Psicanálise, fui membro do Colegiado e Secretário de Cartel e participei da Reunião Lacanoamericana de Psicanálise no Rio de Janeiro, a LacanoRio. No ano de 2020, comecei a receber analisantes no consultório no Rio de Janeiro.

Até o ano de 2019, participei dos diferentes dispositivos da escola, tais como cartel, Curso de Formação Básico, Seminário Avançado de Leitura à Letra, Secção Clínica, Psicanálise & Cinema e Jornadas de Psicanálise.

Atualmente, continuo participando da coordenação do Seminário Avançado de Leitura à Letra. Tenho sido um dos maiores incentivadores da manutenção da prática de trabalho híbrido (presencial e remoto) na Escola.

Durante a Pandemia do Coronavírus, com as restrições impostas à circulação, comecei a praticar a psicanálise em sessões no plano virtual, remoto ou online. Abri esse site e também um Instagram voltado principalmente para as minhas atividades profissionais.

Ocorreu também de eu iniciar a prática de sessões domiciliares, voltadas principalmente para pessoas impossibilitadas pela idade e para mitigar a exposição desnecessária e prejudicial à saúde.

 

 

 

 

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin WpDevArt Facebook comments (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]