7 Dias em Havana

7 Dias em Havana

Tempo de leitura: 2 minutos

Por John Walton

Esse artigo foi publicado com algumas modificações em 11 de Outubro de 2012 no site Almanaque Virtual para a cobertura do Festival do Rio.

7 Dias em Havana (7 Días en La Habana. Direção: Laurent Cantet, Benício Del Toro, Julio Medem, Gaspar Noé, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabío, Pablo Trapero. França  / Espanha, 2012. 129 min) é resultado do trabalho de elaboração cinematográfica de um rico material audiovisual produzido em Havana, Cuba. São 7 curtas-metragens de diferentes cineastas sequenciados numa abordagem cada vez mais profundas da cultura de Havana.

Um jovem estudante norte-americano de cinema, que fica sabendo da diferença de medidas cambiais e das Casas-Brancas dos dois países (há uma réplica do monumento em Cuba), aceita um taxista como guia turístico. Cada vez que é deixado um minuto sozinho, uma mulher lhe mostra que nem tudo é o que parece, e o que se procura nem sempre é o que se encontra. Um cineasta sérvio se esquivará de um festival de cinema para passar a noite com o motorista, um talentoso trompetista que o convida para uma “jam session” com sua banda. Uma talentosa cantora fica dividida entre seguir carreira e se casar com um empresário de Madri ou ficar com o namorado jogador de beisebol cujo desempenho começa a criticar. Um homem fica inebriado e impactado com o que vê num passeio por Havana enquanto espera um discurso terminar. Uma dona de casa tem um sonho místico e lidera a construção de um altar em sua sala.

O roteiro é linear e tem o cuidado de manter ligações entre os curtas, indicando a importância de um profissional cubano no percurso dos estrangeiros por Havana. Ainda que um discurso em Cuba a destaque de outro que seja imperialista, Havana tem monumentos que indicam seu antropofagismo com a cultura norte-americana e de outros países. Por mais que a cultura cubana tenha como resolver por si mesma seus dilemas, e continue na História, e por menos que o estrangeiro intervenha, este deixa na cidade alguma coisa útil, ainda que só para manter a dignidade. E há sentimentos cubanos que podem ser exprimidos melhor com sua própria cultura, sua música, sua dança, seus rituais, por mais que os recursos da ciência comportamental estejam ali à mão.

A fotografia traz imagens panorâmicas, a beleza geográfica e também, com a ajuda dos ângulos das câmeras, leva o espectador a ver o movimento das ruas e o desgaste do cenário urbano pelo tempo. A trilha sonora, composta por característico estilo musical e belas canções cubanas, é animada, quente, e envolvente.

O filme tem no elenco Josh Hutcherson, Daniel Brühl, Emir Kusturica, Melissa Rivera, Elia Suleiman.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin WpDevArt Facebook comments (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]